3 de set. de 2010

A MORTE DO RIO DO SACO

As prefeituras anteriores de Mangaratiba e a atual, sempre fizeram questão ressaltar as belezas da região, de insentivar o turismo, mas nunca se preocuparam com a poluição do rio do Saco. Este rio desemboca na Praia do saco que é um dos principais cartões postais do município. Nos últimos anos várias construções foram erguidas ao longo do trajeto do rio e muitos de seus esgotos são despejados no rio sem qualquer tipo de tratamento ou filtragem.


                         Várias ligações clandestinas despejam esgoto na tubulação de águas pluviais.


Essa aparentemente é mais uma ligação clandestina  na rua Frei Afonso em frente ao bar do Luis Paulo. 



 Na própria rua São Luiz, onde passa o valão, o esgoto é jogado a céu aberto por vários imóveis sem a menor preocupação, e esse valão desemboca no rio do saco.



           
O esgoto e jogado diretamente das descargas no valão.


Existem novas ruas ao longo da estrada São João Marcos em que a tubulação de esgoto esta ligado diretamente no rio, sem contar com o óleo e o sabão de vários lava jatos espalhados pela região. O pior é que a região esta em crescimento e dessa maneira não falta muito para que o Rio do saco vire um esgotão a céu aberto e a Praia do saco um local de proliferação de doenças, contaminando as pessoas que a freqüentam.



Vamos tomar como exemplo as praias de Vila Geni, Coroa Grande e Ilha da Madeira, no município de Itaguaí, antes balneários, agora poucos se arriscam a entrar em suas águas. Todas contaminadas por esgotos e por produtos químicos trazidos pelos rios que desembocam por ali.



Ainda dá tempo de salvar esse rio tão importante para a região, por isso estamos pedindo uma atitude em relação a ele.

Não é nossa intenção prejudicar qualquer morador ou difamar a prefeitura, e sim preservar o rio, a praia, a saúde e a  qualidade de vida das nossas famílias.


.......................................................................................................................................................................
......................................................................................................................................................................

11 comentários:

  1. Parabéns, Carlos pela criação do blog, vou divulgar sim, pode ter certeza.
    Amo esse lugar demais, se Deus quiser um dia serei moradora, e não apenas veranista.
    E um descaso muito grande realmente com o rio e com a praia, eu também penso que daqui a alguns anos, Praia do saco ficará como as praias de Coroa Grande, Itacuruça ja esta um lixo!
    O que poderemos fazer pra ajudar esse rio e a praia?
    O valão passa nos fundos de minha casa, vejo o lixo e o esgoto direto passando.
    Quando comprei a casa, isso há 21 anos, existia vida no rio, ainda que ja poluido, meu cunhado na epoca que era pedreiro e ajudava a reformar a casa, chegou a pescar uns peixinhos nele, eu não conseguir imaginar alguem comendo aqueles peixes, mas ele comia sim!
    E os caranguejos (ou guaiamuns) não sei bem certo, circulava até pelo meu quintal.
    Rãs, eram pescadas até com barbante e flor vermelha, hoje em dia, acho que so aqueles peixinhos barrigudinhos de vala sobrevivem por lá.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Mil vezes parabéns pela sua iniciativa, pois Mangaratiba não é a mesma de vinte anos atrás.Quando comecei a frequentar a praia pescavamos muitos siri no rio e faziamos paneladas de sopa, hj está instinto.Pq a poluição é muita.A cidade cresceu dezordenadamente e a fiscalização fechou os olhos para o crecimento.As ruas eram maravilhosas em areia,agora é tud calçado pra mim a cidade ficou sem graça.não é mas aquela cidade tranquila de antes.O municipio está abandonado. Não moro ai mas é minha cidade do coração.Espero que seja tomada varias providências para não perdermos mas esse aconchego da cidade.Vamos lutar...

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS PELO E-MAIL ENVIADO AO SEU PREFEITO, SOU DE PATY DO ALFERES, REGIÃO SERRANA DO RIO E A PRIMEIRA PRAIA QUE EU FUI NA VIDA FOI A PRAIA DO SACO, DESDE PEQUENA FREQUENTO MANGARATIBA E GOSTEI MUITO DA SUA INICIATIVA.

    PARABÉNS E MUITO SUCESSO NA SUA EMPREITADA.

    ResponderExcluir
  4. ENTREI NO SITE DA PREFEITURA E MANDEI ESTE E-MAIL:


    "gabinete@mangaratiba.rj.gov.br"



    "BOA NOITE, MEU NOME É ALINE ANDREZA DA SILVA, NÃO SOU MORADORA DE MANGARATIBA, SOU TURISTA. FAZ ALGUM TEMPO QUE NÃO VISITO A CIDADE E NESTE FIM DE ANO EU E UM GRUPO DE AMIGOS ESTÁVAMOS PRETENDENDO ALUGAR UMA CASA NA PRAIA DO SACO PARA FICARMOS POR UNS 15 DIAS. MAS O QUE ME DESANIMOU FOI CONSTATAR O DESCASO COM O SANEAMENTO, O ESGOTO ESTÁ SENDO DEPOSITADO NO RIO DO SACO SEM A MENOR PREOCUPAÇÃO. SERIA NECESSÁRIO FAZER UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO NESSE BAIRRO, SE NÃO DAQUI UNS 20 ANOS ESSE RIO IRÁ MORRER E JUNTAMENTE COM ELE O BAIRRO, PORQUE O QUE MAIS IRÁ ATRAIR OS TURISTAS? DEJETOS NA AREIA DA PRAIA? ESSA FOI A PRIMEIRA PRAIA QUE EU FUI NA VIDA E EU GOSTO MUITO DA CIDADE, TANTO QUE TENHO OU TINHA A INTENÇÃO DE COMPRAR UMA CASA AÍ, PRINCIPALMENTE NO BAIRRO DO SACO, MAS SEM UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO NO RIO DO SACO, SERÁ IMPOSSÍVEL, PEÇO ENCARECIDAMENTE QUE A PREFEITURA, TENTE LEVANTAR FUNDOS, OU BUSQUE RECURSOS JUNTO AO GOVERNO DO ESTADO PARA QUE POSSA SER TOMADA TAL PROVIDÊNCIA, NÃO QUERO VER ESSA PRÁIA TÃO LINDA MORRER.



    ATT: ALINE ANDEZA"

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado pelos comentários. o que eu posso dizer é que não ficará só nestas poucas linhas, a minha intenção é muito maior. Mas como já dizia o ditado: "uma andorinha só não faz verão"

    Este blog tem a finalidade de divulgar os problemas ambientais da nossa região, com intuito de juntarmos forças nesta campanha tão difícil contra a degradação da cidade que escolhemos para viver ou veranear.

    Fiquem todos com Deus.

    Carlos Ferreira

    ResponderExcluir
  6. Conheci essa região recente e adorei, parabéns pela iniciativa muito legal você mostrou que o mal só vence o bem quando o bem não faz nada, estamos juntos.

    Ass. Tomé

    ResponderExcluir
  7. CARO CARLOS, ESSA MATÉRIA RETRATA A TRISTE REALIDADE LONGE DO ALCANCE DOS OLHOS DOS POLÍTICOS QUE DEVERIAM VER, MAS QUE SE ESCONDEM NAS BARRAS E SUAS ADJACÊNCIAS E SÓ CHEGAM PERTO DOS PROBLEMAS SOCIAIS NAS ELEIÇÕES COM SUAS FÓRMULAS MÁGICAS "$" !!! SIMPLESMENTE UM LUGAR VERGONHOSO.

    ResponderExcluir
  8. SANEAMENTO NÃO DÁ VOTO, POR ISSO QUE OS POLÍTICOS IGNORAM TAL NECESSIDADE E PERMITEM QUE A MERDA SEJA JOGADA DE CÉU ABERTO, COMO QUEM DIZ " VOCES É QUE JOGAM E USAM A MERDA DA PRAIA."

    ResponderExcluir
  9. E A DENÚNCIA PELO JEITO NÃO SERVIU PARA NADA, POIS OS FATOS CONTINUAM A DESAFIAR A QUALIDADE DE VIDA DOS MORADORES DE MANGARATIBA. CADÊ A ÁGUA !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada mudou no rio, pelo contrário, ele está muito mais poluído. Infelizmente a maior parte da população de Mangaratiba não tem conciência da importância de preservar-mos esses biomas e nem de como eles são importantes na vida da população do município. Mas infelizmente isso é por causa da educação que tiveram, e isso se repete na maior parte da população de nosso pais. Acredito que a única salvação é envestir na educação de nossas crianças hoje.
      Abraço

      Excluir