23 de nov. de 2011

ALTO RISCO DE CONTAMINAÇÃO NA ÁGUA DE MANGARATIBA

          ATENÇÃO POPULAÇÃO DE MANGARATIBA
A água que desce pelas nossas torneiras para escovarmos os dentes, para fazer café, para pôr o feijão de molho, para matar a sede, para tomar banho, que já é de qualidade duvidosa e escassa nos períodos de feriados e festas, está para se tornar uma fonte de doenças as nossas famílias e aqueles que nos visitam.

O asfaltamento da estrada RJ 149, que liga Mangaratiba a Serra do Piloto (5º distrito) é considerada de extrema importância para a região, porém 7 km desta via, margeia o Rio do Saco acima da captação da CEDAE, sendo a principal fonte de água da população de Mangaratiba (1º distrito).

Três são os grandes problemas ignorados pelas autoridades competentes:

Primeiro
ESCOAMENTO DE RESÍDUOS DEPOSITADOS SOBRE O ASFALTO PARA A ÁGUA DO RIO
Com o aumento do fluxo de caminhões e automóveis na via, resultará na contaminação do rio com resíduos tóxicos oriundos do desgaste das pastilhas de freios, pneus, lubrificantes e da queima de combustíveis de todos os veículos que por ali passarem, trasportados pela chuva, diretamente para o rio.



As estradas têm sido reconhecidas como grandes fontes de metais pesados para o ambiente, sendo os veículos uma das principais fontes de metais pesados depositados nas ruas, causando contaminação nos solos, na vegetação dos acostamentos e nas águas receptoras.

- ah ! mais ali não passa tantos carros !
Você já se perguntou o porque o governo estadual asfaltou aquela estrada, se não mora tanta gente assim lá em cima ?
Para o governo estadual, a obra é fundamental para o desenvolvimento econômico e social dos moradores e turistas, tornando a via mais estruturada entre Mangaratiba e Rio Claro, facilitando assim também um acesso mais rápido a São Paulo. O projeto além de asfaltamento e dos reparos, prevê a construção de uma nova ponte para o tráfego de caminhões pesados.  

Bom ! Agora nos resta rezar para que não ocorra nenhum acidente com caminhão transportando qualquer tipo de produto químico, o que contaminaria instantaneamente a nossa água.




Segundo:
AUMENTO DO LANÇAMENTO DE ESGOTO NO RIO
 As rodovias favorecem ao crescimento de construções e moradias com o desenvolvimento urbano e econômico das regiões que atravessam, ocasionando o aumento do lançamento de esgoto sem tratamento diretamente nos rios, no nosso caso no Rio do Saco. O aumento também é devido ao crescimento populacional da serra do Piloto e das construções nas margens do Rio e de seus afluentes: Córrego do Rubião, Corrégo do Matutu, Córrego Bela Vista, Córrego Nsª de Aparecida, Córrego do Mato Dentro e Córrego do Aurelino.



Terceiro:
DEGRADAÇÃO DAS VEGETAÇÕES AS MARGENS DO RIO E NASCENTES
As matas ciliares são fundamentais para o equilíbrio ecológico,  oferecendo proteção para as águas e o solo, reduzindo o assoreamento dos rios e represas, impedindo o transporte de poluentes para a água. Formam além disso, corredores que contribuem para a conservação da biodiversidade; fornecem alimento e abrigo para a fauna; constituem barreiras naturais contra a disseminação de pragas e doenças da agricultura e durante seu crescimento, absorvem e fixam dióxido de carbono, um dos principais gases responsáveis pelas mudanças climáticas que tanto afetam o planeta.




AMIGOS: Busca-se aqui alertar as autoridades, as instituições e a sociedade como um todo, para que possam refletir que o progresso, a ocupação humana de forma desordenada e a interatividade social sem a preocupação com o meio ambiente, sem uma política consistente de avaliação sobre os ecossistemas, e principalmente, sobre a agressão gratuita ao Rio do Saco, pode se converter numa situação irreversível e danosa com implicações devastadoras sobre a vida de toda a população de Mangaratiba (especialmente o 1º distrito).

ÁGUA É VIDA, VIVA O RIO DO SACO



Carlos Ferreira: Morador de Mangaratiba, autor do blog, graduando em geografia e autor de projetos ambientais e da pesca espotiva amadora como desenvolvimento turístico.

Fabiano Teixeira: Morador de Mangaratiba, engenheiro sanitarista  e autor de projetos ligados ao meio ambiente.










14 comentários:

  1. Infelizmente, o progresso chega e com ele vem a conta a pagar.
    Lamentável não deveria ser assim.
    Amo subir a serra, admirar a praia la de cima, ver os pássaros que cantam por lá, a vegetãção, enfim, a paisagem bucólica, que buscamso sentir cada vez que nos cansamos de sentir a poluição das cidades que vivemos.
    Agora so nos resta torcer para que não aconteça nenhum acidente por lá, mas no pais de impunidade que vivemos, e muito provável acontecer e ninguem ter culpa.
    Cheguei a ver uma carcaça de um carro jogado do riacho.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. É verdade Lúcia, Mas infelizmente dependemos daquela água e teremos que buscar soluções, já que é a única bácia hidrografica próxima com capacidade de abastecer Mangaratiba. Quannto ao carro dentro do rio nas fotos, foi um acidente com uma moradora de Mangaratiba há um tempo atrás.
    Fique com Deus

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo! este é um problema muito sério e que nunca ninguém se ateve ao perigo, ao risco e a contaminação de uma cidade pelo simples capricho de quem pouco se interessa com a população, precisamos tornar realidade os nossos sonhos de um mundo melhor para todo mundo.

    ResponderExcluir
  4. Esse é um problema muito grave, que o povo de Mangaratiba não esta dando a devida atenção.
    Parabéns pelo Blog... Importante divulgar este problema, alertando a população.
    Flavio Vasconcellos

    ResponderExcluir
  5. cara e isso ai as pessoas term que botar a mão na cabeça
    esta certo, tudo isso foi causado pelo aterro, do mangue,eu fui depor e o local virou defesa civil

    ResponderExcluir
  6. Amigos e moradores de Mangaratiba e especialmente os da Praia do Saco não podemos deixar isso acontecer,sua ajuda pode representar muito para as causas ambientais. Envolva-se!

    A Preservação da Natureza depende da sociedade civil e de sua capacidade de mobilização.
    Carlos e Fabiano, parabéns pelo Blog...

    Claudia de Oliveira.

    ResponderExcluir
  7. Caros Amigos,
    Este blog descreve uma problema que muito me preocupa como profissional e principalmente como cidadão de Mangaratiba, trata-se de uma situação de saúde pública e de sustentabilidade, que afetará a população do 1º distrito (Acampamento, Rua da Palha, Nova Mangaratiba, Praia do Saco, El Ranchito, Moraes, Trapiche, Centro, Parque Bela Vista, Ibicuí, Ribeira) diretamente e a todo o município indiretamente.
    Estamos tentando sensibilizar as autoridades competentes para a elaboração de um plano de ação visando a gestão efetiva daquele manancial, o Rio do Saco, mas precisamos mostrar força como cidadãos, precisamos mostrar nossa preocupação, visando tornar este problema prioridade na agenda política do município. A gestão de um rio, tendo em vista que a sua degradação afetará a vida de todos, deve ocorrer envolvendo diversos atores (sociedade civil, poder público e usuários de água) para ser eficaz. Assim, vimos tentando mobilizar a população dos bairros que são atendidos pelo sistema de água da CEDAE, para elaborarmos uma Comissão ou grupo de trabalho para acompanhar o plano de trabalho a ser elaborado pelos órgãos competentes visando a garantia da qualidade e quantidade da água potável distribuída a população.
    Os danos a nossa qualidade de vida podem ser irreversíveis.
    Contamos com a participação de vocês.
    UM ABRAÇO,
    FABIANO TEIXEIRA

    ResponderExcluir
  8. LEANDRO BRAGA MERIGHETTI22 de dezembro de 2011 às 10:40

    Primeiro lugar gostaria de parabenizar ao CARLOS e o FABIANO, pela belíssima matéria (na verdade é um aviso a todo morador de Mangaratiba).
    Meus amigos é lógico que nada vai mudar!
    O desrespeito dos nossos governantes (Prefeito, Vereadores e Secretaria de Meio ambiente) com o nosso Município é muito grande.
    Hoje sabemos... Mais garanto que não entendemos porque não cuidam melhor de nossas águas. Faça chuva ou faça sol à água que sai de nossas torneiras está sempre fétida e de cor amarelada (barrenta).
    Preservar e/ou cuidar de nossas Bacias Hidrográficas é tema de palestras ambientais em todo o mundo, tamanha a importância desse tema, mais parece que esse tema não é tão importante em nosso município.
    Moradores de Mangaratiba (principalmente 1º distrito) vamos refletir sobre esse tema
    Parabéns CARLOS pelo Blog, e desde já coloco-me a disposição como morador e amante desde lugar para qualquer ação (comissão ou grupo de trabalho – como propôs o Fabiano).
    Um abraço,
    LEANDRO BRAGA MERIGHETTI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Leandro, contaremos com você.

      Grande abraço

      Excluir
    2. Caros colegas, a água que bebemos está, há muito tempo contaminada e não é pelo asfaltamento da estrada, que foi realizada, pelo governo estadual e federal, para uma rota de fuga, em caso de vazamento da usina nuclear de Angra dos Reis. Foram o que alegaram, quando asfaltaram, pois estava no projeto há muitos anos.Ela está contaminada, pelos esgotos que alí depositam.Quanto ao mangue, onde funciona o corpo de bombeiro,achei absurdo o que fizeram. Mas o que era Mangaratiba? Mangue puro. E a devastação da praia do Saco,foi feita pelo nosso querido ex Prefeito José Miguel, que foi um big de um prefeito, com a mudança do rio, que desembocava onde foi construído o C.E.João Paulo II, (acabou com a nossa praia) e o povo. Eu sou a favor,que qualquer prefeito que ganha, deve governar e pronto. E cada um faz das suas, sem perguntar a opinião de quem votou.Mas como saber,quem votou em quem ganhou? Acho, que não é justo, um só pagar o pato,por uma situação, que tá na cara que é briga política. Gostar do governo de todos os prefeitos? Gostei. Mas de quem é a culpa?...

      Excluir
  9. infelizmente é o que empurram na população,não perguntam se somos a favor ou contra simplismente atropelam o que é direito e legal.o nome disso se interesse financeiro,no popular dinheiro.

    ResponderExcluir
  10. Não e de hoje que Mangaratiba é tratada com descaso. Vejamos alguns poucos exemplos, pois ser for listar todos que conheço vou ficar uns dois dias aqui na frente do comutador:
    1) Desmatamento e construções, sem fiscalização e em qualquer lugar sem tratamento de esgoto adequado.
    2) Criação de animais, inclusive porcos na Serra do Piloto. Pra onde vão os detritos do curral/chiqueiro? Quem fiscaliza????????????
    3) A esteira defeituosa da Cia Vale do Rio Doce, que não para nunca pra manutenção despeja freneticamente minério no mar (quem sai pra pescar sabe que isto ocorre)(não é atoa que a praia do saco dia mais poluída..., com lama brilhosa...., novamente, Quem fiscaliza? Quem Multa?
    4) Já pesquei siri no rio no final da praia do saco (O tal que vem da Serra do Piloto)e ao cozinha-lo o cheiro exalado era de esgoto,basta olhar pra sua margem e verão centenas de canos de esgoto vindo das casas que ficam do outro lado da rua que margeia o rio. Quem fiscaliza????
    5) Quando sera que a prefeitura vai realmente fazer algo de concreto para proteger nosso paraíso?, Tem que ser feito e rápido, depois poderá ser tarde de mais e não será mais um paraíso.
    6)Sem contar na segurança, festas vem, verão vem, esgoto aumenta,drogas vem,criminosos vem, festas acabam,e os marginais ficam sem ser incomodados, mais, de certo incomodando, dando prejuízo a quem ama o local e gostaria de ve-lo sempre belo e em paz. O número de viciados cresce a cada festa e traficantes também....

    ResponderExcluir
  11. Presado Anónimo
    Concordo com quase tudo que diz, a única informação errada é sobre a areia da praia do saco. Aquele material de cor escura (bronze) depositado na praia do saco não é poluição, mas sim, um mineral chamado "AREIA MONAZÍTICA", existentes nas rochas de nossa região, que é transportado pelos rios para o mar e como é mais leve acaba na praia. O minério de ferro, além de ser pesado, deixaria a areia da praia toda com com de ferrugem por causa da oxidação.

    "Aquela areia preta que encontramos na Praia do Saco é chamada de areia monazítica. É um tipo de areia que possui uma concentração natural de minerais pesados. Elas são ricas principalmente em três minerais: monazita, granada e ilmenita. Isso afeta sua cor, tornando-a preta (com ilmenita) ou amarelada (com monazita). Possui também significativa quantidade de urânio, que juntamente com o tório é responsável pela sua radioatividade. O termo “monazita” provém do grego monazein, que quer dizer “estar solitário”, o que indica sua raridade".

    Algumas pessoas acreditam que tais areias tem fins terapêuticos, sendo utilizadas no tratamento de artrites e inflamações, uma vez que espalhada sobre a pele produz uma radiação que estimula os tecidos, favorecendo o fluxo sangüíneo na região afetada.

    O problema é o esgoto que está junto !!!

    ResponderExcluir