21 de jun. de 2012

PREFEITRA DE MANGARATIBA E PREFEITO EVANDRO CAPIXABA BLOQUEIAM O BLOG SOS PRAIA DO SACO NO PERFIL DA PREFEITURA DO FACEBOOK

BLOQUEADOS NO FACEBOOK DA PREFEITURA:
 O BLOG SOS PRAIA DO SACO E SEU AUTOR CARLOS FERREIRA POR CRÍTICAS




POSSÍVEIS MOTIVOS


O bloqueio ocorreu logo após termos feito comentários sobre a postagem feita pela prefeitura de Mangaratiba, onde diziam que a secretaria de meio ambiente era atuante no município.

Falamos que isso era uma mentira, já que vários impactos ambientais ocorrem no município, muitos deles denúnciado por nós desde a criação deste blog, como todos podem observar nas matérias aqui escritas.

Ano passado, denúnciamos aqui a possibilidade de dissiminação de doenças no 1º distrito por causa da contaminação do Rio do Saco, inclusive mandamos vários alertas para prefeitura, que em momento algum nos respondeu. Estivemos inclusive no Comitê Guandu denunciando, onde o próprio comitê publicou um clipping em seu boletim mensal, sobre a nossa denúncia (no blog). E o que aconteceu depois ?  O surto de hepatite !!!

Essa semana mesmo recebemos uma denúncia de um morador que nos informou,  que a Locaty estaria lavando os seu caminhões na rampa que existe na entrada do lixão e que dejetos tipo, chorume e óleo estariam escorrendo direto para o Rio do Saco.


Realmente os veículos são lavados nesta rampa, que não tem qualquer tipo de retenção apropriada de líquidos contaminados. Essa calha ao lado corre direto para um corrégo que passa em volta, atingindo o Rio do Saco com o chorume, óleo e etc. Tudo com muita segurança, já que a rampa localiza-se na entrada do lixão onde e vigiada pela própria guarda municípal. 

Infringe-se neste local, leis ambientais brasileiras como:
  Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora:
       V - ocorrer por lançamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou detritos, óleos ou substâncias oleosas, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos:
        Pena - reclusão, de um a cinco anos.

Obs: Ao registrar essas imagens fomos ameaçados dois homens que vestiam camisas com o logotipo da Locanty.




ALGUNS IMPACTOS RECENTES


Construção de pontilhão totalmente irregular, causando impacto ambiental na dinâmica fluvial, com alterações nos processos de erosão, transporte, depositos de sedimentos, entre outros. Alterando completamente a morfologia do rio.


Destruição da mata siliar e alteração nas margens do rio, causando assoreamento de seu leito, tendo como consequências a diminuição de lâmina de água e alagamento das partes mais baixas, como a rua da Palha.

Ainda construções irregulares dentro da faixa lateral de rio.


Um comentário:

  1. Esta é a Mangaratiba que deixaremos para ...quem?
    A Mangaratiba que envergonha a população, que alimenta a alienação e que promove a opressão...
    A Mangaratiba que dissemina o conceito de que tudo se pode em nome de algum poder.... mesmo que este poder seja NOS representar...

    Lamentável, mas somos nós que permitimos e que poderemos com muito discernimento e atuação, não mais permitir.

    ResponderExcluir